Aeroporto, Zagreb, Croácia- 设计师:Institut IGH , Kincl, Neidhardt
- 面积:65860 .0m²
- 年份:2017
- 摄影:Josip Škof, Studio HRG, Damir Fabijanić
- 建造商:Assa Abloy, Bega, Bemo, Disano, ESCOFET, Ideal Work, Sika, mmcite
- Arquitetos Responsáveis:Branko Kincl, Velimir Neidhardt, Jure Radić
- 设计团队:Ivana Benković, Ana Breka, Mirta Dropuljić, Ivana Drviš, Almir Ibrahimović, Igor Janković, Zrinka Mustać, Mihovil Selak
- 景观设计:Robert Duić
- Desenho De Tráfego:Viadukt
- Engenharia Estrutural :Institut IGH
- Engenharias Complementares:Connecto project
- Proteção Contra Incêndio:CTP projekt
- Cidade:Zagreb
- País:Croácia
- 设计师描述 | Designer description:Novidade no cenário da arquitetura internacional, o novo terminal de passageiros do aeroporto Franjo Tudman em Zagreb, escolhido através de um concurso internacional realizado em 2008 e inaugurado em 2017. 17 participantes se apresentaram ao concurso, incluindo três vencedores do prêmio Pritzker - Shigeru Ban (2º lugar), Norman Foster (3º lugar) e Zaha Hadid (5º lugar). Em última análise, o júri internacional concedeu o primeiro prêmio ao escritório de arquitetura croata.
- Este complexo projeto faz parte da nova zona aeroportuária da cidade, destinada a se tornar uma futura área de desenvolvimento na região metropolitana de Zagreb. Além de sua ótima localização na área conurbada da capital, o novo terminal desempenha um importante papel também no planejamento urbano da região, qualificando a paisagem na porção sul da cidade.
- No layout do térreo, apesar de suas enormes dimensões, o terminal apresenta uma arquitetura simples e de fácil compreensão espacial. É composto por um longo trecho de acessos, conexões e plataformas além de um edifício central que abriga todas as demais funções do programa. O volume principal do terminal é configurado em uma base quase quadrada (137,5 x 131,1 m) que se desenvolve por quatro pavimentos, onde se localizam as áreas de de check-in, estabelecimentos de acolhida, espaços de apoio e a zona de controle de segurança. No volume longitudinal encontram-se as funções comerciais e as ilhas das salas de espera, a partir das quais as aeronaves são acessadas através de oito pontes flexíveis.
- A expressividade da estrutura se deve a sua forma orgânica e também ao poderoso algoritmo das curvas complexas da cobertura. A sua silhueta ondulada colabora com sua sutil inserção no contexto urbano local, sinalizando a cidade na qual está implantada e fazendo clara referência às montanhas que circundam Zagreb. A cobertura do novo terminal parece flutuar como um tecido solto sobre o edifício. A estrutura metálica composta do telhado e os enormes panos de vidro das fachadas proporcionam visões únicas para a cidade. Este tipo de abordagem visual se faz ainda mais evidente na estrutura completa do conjunto - um grid espacial de curvatura dupla composta de 26.000 peças metálicas que, devido a sua curvatura especial, são todas de diferentes comprimentos, conectadas em 6100 vínculos esféricos específicos.
- Além de ser um elemento funcional do edifício, o grid estrutural da cobertura, possui um efeito quase artístico, os incontáveis segmentos lineares da estrutura criam uma paisagem interior impressionante, sua geometria torna-se um fator determinante na experiência espacial no interior do projeto. Oculto nesta expressividade formal estão os impressionantes dados sobre a quantidade de material gasto na construção - 2000 toneladas de aço estrutural, 35 mil metros cúbicos de concreto e 5000 toneladas de vergalhões de aço. O novo complexo aeroportuário é uma síntese de engenharia estrutural, arquitetura, excelente funcionalidade e contextualização urbana, tornando-se uma nova referência para a arquitetura croata do século XXI. Colaborando para a transformação da área periférica de Zagreb, o novo terminal está se transformando em um ícone da nova arquitetura e do urbanismo croata. Por Alen Žunić.
- 转载自:Archdaily
- 设计师:Kincl
- 分类:Aeroporto
- 语言:葡萄牙语
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