Arquitetura De Uso Misto, Arquitetura De Escritórios, Arquitetura Comercial, Shenzhen, China- 设计师:OMA
- 面积:106500 .0m²
- 年份:2020
- 摄影:Seth Powers
- Sócio Responsável:David Gianotten
- 负责建筑师:Bauke Albada
- Equipe De Arquitetura Do Concurso:Andreas Viglakis, Chee Yuen Choi, Lingxiu Chong, Luke Lu, Xu Yang, Yang Shi with Max Bergman, Helen Chen, Tim Cheung, Vanessa Chik, Jocelyn Chiu, Ikki Kondo, Erick Kristanto, Charles Lai, Anthony Lam, Federico Letizia, Arthas Qian, Jue Qiu, Roberto Requejo, Ricky Suen
- 设计团队:Ka Tam, Saul Smeding, Vincent McIlduff, Wanyu He, Yin Ho, Yongwon Kwon, Xu Yang with Daan Ooievaar, Jedidiah Lau, Jenny Ni Zhan, Kathleen Cayetano, Luke Lu, Mavis Wong, Paul Feeney, Slobodan Radoman, Thorben Bazlen, Vincent Kersten
- Equipe De Projeto Executivo:Ka Tam, Saul Smeding, Xu Yang, Yongwon Kwon With:Christina Kuo, Hafsa Siddique, Joanna Gu, Mark Kanters, Yutian He
- Ldi & Mep:Huasen (Li Hongdi, Li Lian, Lian Xianrong, Liu Chong, Tan Lan, Zhong Yubo)
- Estrutura:RBS (Li Shengyong, Zhang Wenhua)
- Tráfego:SUTPC (Jiang Jie, Shao Yuan)
- Comercial:World Union Properties (Ivy, Luo Yu, Zhang Lin)
- Fachada:ARUP (Jason Paget, Lian Hongbo, Max Wu, Nina You, Robert Wu, Simon Wu)
- Design De 内饰:Benoy (Arnold Kee, Chris Lohan, Elaine Tao, Kai Chung Ng, Kali Chan, Keith Chau, Peter McCaffery, Sandy Tsui)
- Sustentabilidade:Yuezhong (Songbo Shu, Yuanchang Yu)
- 景观设计:Metrostudio (Ando Kraithera Lolurlert, Antonio Inglese, Lionella Biancon, Valentina Ticino, Zhang Fangfa,Metrostudio Ando Kraithera Lolurlert, Antonio Inglese, Lionella Biancon, Valentina Ticino, Zhang Fangfa)
- Integração Com O Metrô:Instituto De Pesquisa E Design Do Túnel Ferroviário Da China:Hu Jianguo
- Projeto De Iluminação:CD+M (Patrick Yu, Sunny Kang, Ted Ferreira, Tony Pascocello, Patrick Yu)
- Modelos:OMA / RJ Models
- Renders:OMA / Silkroad
- 设计师描述 | Designer description:O bairro de Shekou, em Shenzhen, China, é definido por uma paisagem urbana complexa e diversa. Localizado no meio do caminho entre as montanhas e o mar, Shekou é marcado por um tecido urbano industrial, que pouco à pouco está sendo substituído por arranha-céus cada vez mais altos e modernos. É neste contexto que surge o mais novo projeto do OMA inaugurado na China, o Prince Plaza, um edifício concebido como o elemento central do novo distrito Sea World de Shekou, uma antiga zona portuária da baía de Shenzhen que está sendo revitalizada já a alguns anos. O arranha-céu de mais de 200 metros de altura se apoia sobre um pódio, uma estrutura de uso misto que serve como elemento de amarração entre programa da torre e seu contexto imediato ao nível da rua.
- Implantado em uma das principais avenidas de Shekou, em uma posição privilegiada com vistas para as montanhas e o mar, o Prince Plaza foi concebido considerando os eixos visuais dominantes. Formalmente, o volume da torre é composto por quatro elementos verticais deslocados em altura e amarrados ao núcleo central rígido do edifício. Desta forma, nos desencontros ou lacunas criadas entres estes volumes, configuram-se uma série de terraços abertos que operam como elementos de destaque na estrutura do edifício. Pensados não apenas para os moradores do edifício, mas como um espaço acessível e convidativo também para os visitantes, estas varandas abertas para à cidade proporcionam impressionantes vistas para o skyline do Sea World e todo a região de Shekou.
- Como pequenos intervalos entre as superfícies envidraçadas do edifício, estes deques panorâmicos dividem e organizam o programa de mais de 60.000.0m² da torre. Levemente recuado frente à principal avenida de acesso, o deslocamento do volume lateral proporciona um incremento considerável na área perimetral de cada pavimento, permitindo melhores condições de iluminação natural dos espaços de escritório. A parede cortina de vidro da torre, composta por generosos painéis de vidro de alto desempenho, permitem uma perfeita integração entre o interior e o exterior, ate mesmo à 200 metros acima no nível do solo, conectando visualmente o mar de um lado, e as montanhas do outro.
- Na interseção entre a torre e o espaço da rua, um volume horizontal em forma de pódio abriga um centro comercial com mais de 40 mil metros quadrados de área, ocupa toda a extensão longitudinal do terreno e maximizando a fachada ativa do edifício frente a rua. Diferentemente dos tradicionais projetos de shopping centers, este volume conta com uma fachada porosa além de um terraço acessível na cobertura.
- Além disso, uma generosa abertura no nível da rua — muito similar à estrutura dos deques em meio à torre — foi criada para não obstruir as vistas dos pedestres tanto em direção à baia de Shenzhen quanto às montanhas que circundam a cidade. Somando-se à isso, os níveis subterrâneos do shopping estão integrados as duas linhas de metrô que se sobrepõe e se conectam sobre o volume do Prince Plaza de Shenzhen.
- 转载自:Archdaily
- 设计师:OMA
- 分类:Arquitetura Comercial
- 语言:葡萄牙语
- 阅读原文
|