Pontes, Chengdu, China- 设计师:Achim Kaufer and Tom Wünschmann, JDTM, Philipp Buschmeyer and Wei Cai, SCSJ
- 面积:4180 .0m²
- 年份:2019
- 摄影:Arch-Exist
- 设计团队:Tom Wünschmann, Achim Kaufer, Wei Cai, Philipp Buschmeyer, SCSJ (Jing Gao, Chang Xiong, Wei Li, Xi Bai, Jia Zhou, Ray Lu, Zhanzhan Xia)
- Engenharia :Sichuan Southwest Jiaoda Civil Engineering Design Co., Ltd. (JDTM)
- Equipe De 工程:Qingyang Lin, Xinglin Li, Aimei Zheng, Meixin Wang
- 景观设计:Sichuan Provincial Architectural Design and Research Institute Co. Ltd.
- Construtora:Chengdu Construction Group Co., Ltd
- 客户:Chengdu Hi-tech Investment Group Co., Ltd.
- A ponte Wuchazi está localizada ao longo do rio Jin na parte sul da zona de alta tecnologia de Chengdu, e é uma ponte pedonal crucial que conecta os sub-distritos de Guixi e Zhonghe. Esta ponte de pedestres adota vigas e arcos de aço como forma estrutural e sua área total é de 4180.0m². O conceito de projeto tem origem no "anel infinito" - o Mobius. Nós projetamos abstratamente o espaço quadridimensional, criando o ícone do infinito na matemática. Este ícone representa as possibilidades de desenvolvimento ilimitadas da zona de alta tecnologia de Chengdu, onde a ponte está localizada.
- Em termos de estrutura, o corpo da ponte está dividido em ponte principal e ponte auxiliar. A ponte principal tem 346,89m de comprimento e varia entre 4,65m e 9,88m de largura ,conectando vias verdes destinadas ao ciclismo em ambos os lados do rio. Já a ponte auxiliar possui 208,78m de comprimento e de 6m a 14,53m de largura onde estão localizados os degraus em forma de meia-lua que formam um anfiteatro voltado a paisagem do rio, proporcionando uma experiência diferenciada para o público. No que diz respeito à iluminação noturna, os arquitetos criaram apenas holofotes específicos para destacar a forma única desta ponte, na esperança de apresentar um marco sobre o rio Jin.
- Aponte Wuchazi é dividida em duas partes. A ponte superior é a principal e a ponte inferior é a secundária. Essas duas partes são conectadas por canais. Especificamente, a ponte principal tem duas seções. A primeira é uma ponte com vigas de aço contínuas de dois vãos (27m + 27m), enquanto a segunda é uma ponte de estrutura rígida inclinada com quatro vãos (28,5m + 75,347m + 84,152m + 44,73m) para atender à navegação e à mudança de nível da água. A ponte auxiliar adota estrutura de aço e é projetada com três vãos. O primeiro e o segundo vão são pontes em arco em aço de forma especial, com vãos de 59,166m e 84,431m respectivamente, que igualmente atendem aos requisitos de navegação e nível da água. O terceiro vão é uma estrutura rígida com pilares inclinados e vão de 41,673m.
- O comprimento total da ponte principal é 346,891 m, e a largura é 4,654 m ~ 9,88 m. O comprimento total da ponte auxiliar é de 208,781m e a largura de 6m ~ 14,533m.
- O vão máximo alcançado faz parte da ponte auxiliar, sendo projetado e moldado especialmente para tal função com um total de 84,431m.
- A viga principal da ponte tem altura variável, a altura mínima está localizada no topo do píer Z2 e é de 1,0m; a altura máxima do corpo da viga está localizada no eixo z4-1 e é de cerca de 2,4 m. A altura do anel do arco principal da ponte auxiliar é de 1,5 m, e a altura vertical da viga do terceiro vão é de 1,3 a 1,5 m. A altura da viga da plataforma hidrofílica é de cerca de 2,15 m.
- 转载自:Archdaily
- 设计师:SCSJ
- 分类:Pontes
- 语言:葡萄牙语
- 阅读原文
|